ESTÁDIO

ESTADIO DO INTERNACIONAL


 

O Estádio José Pinheiro Borda, também conhecido como Gigante da Beira-Rio é o estádio do clube de futebol Sport Club Internacional e está localizado às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Seu nome oficial é uma homenagem a um cidadão português que durante muitos anos comandou as obras de construção do estádio, morrendo antes que fossem terminadas. É, atualmente, o terceiro maior estádio particular do país, quando forem terminadas as obras de reforma e ampliação das arquibancadas, em andamento, ele será o maior estádio particular do país.

Dados

  • Tipo do gramado: Bermuda Green (importada do EUA), dotado de sistema de drenagem.
  • Bilheterias: 4, num total de 68 guichês
  • Elevadores: 6 (dois nas Cadeiras, um nos Camarotes, dois no Ginásio Gigantinho e um no pórtico de entrada do estádio)
  • Banheiros: 39 (20 masculinos e 19 femininos)
  • Capacidade 60.000 torcedores
  • Recorde de Público 106.554 (Seleção Gaúcha 3 x 3 Seleção Brasileira – 17 de Junho de 1972)

Outras Informações

  • Loja InterSports, Loja do DTG Lenço Colorado, Agência do Banrisul, Bar Celeiro de Ases, Churrascaria Montana Grill, Parque Gigante.
  • 50 suítes equipadas com ar-condicionado, internet, sofás, mesas e televisão.
  • 6 vestiários, sendo dois para o time profissional, com banheiras de hidromassagem, área técnica, área para aquecimento, departamento médico, um para os árbitros e um para as categorias de base.
  • 8 campos suplementares de treinamento das categorias de base e do time profissional.
  • Ginásio de Esportes Gigantinho, com capacidade para 18 mil espectadores.
  • Estacionamento para 6.000 veículos

História

Construção
O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção.[3]

Inauguração

O primeiro jogo sediado no Beira-Rio foi um amistoso do Internacional contra o Benfica de Portugal, de astros como Eusébio e Torres. O primeiro gol do estádio foi marcado por Claudiomiro. Eusébio empatou a partida, mas o jogo terminou 2×1 para o Internacional no dia 6 de abril de 1969, com o segundo gol sendo marcado pelo jogador colorado Gilson Porto.

Demais jogos

Os demais jogos de Festival de Inauguração foram:
  • 07 de abril de 1969 – Internacional 2 x 1 Benfica
  • 09 de abril de 1969 – Brasil 2 x 1 Peru
  • 13 de abril de 1969 – Internacional 4 x 0 Peñarol
  • 20 de Abril de 1969 – Internacional 0 x 0 Grêmio

Situação atual


O Beira-Rio é o maior estádio do Rio Grande do Sul e da Região Sul do Brasil. Atualmente está sendo reformado, porém totalmente funcional, do gramado às tribunas de honra e imprensa. Das melhorias propostas para atender às demandas da FIFA, a colocação de cadeiras em todos os setores do estádio está praticamente acabada, bem como a reforma de vestiários, copas, banheiros, elevadores, suítes, áreas de aquecimento e camarotes. O estádio, segundo o clube, pode receber um público de 61 mil torcedores, mas que por exigências da FIFA e por questões de segurança para o torcedor, anuncia capacidade de 56 mil. Tanto o pórtico principal da Avenida Padre Cacique quanto o interior do museu e áreas sociais foram remodelados. O complexo conta também, desde o início de 2006, com um moderno sistema de catracas eletrônicas e carteirinhas sociais munidas de chips que garantem o fácil acesso em cada setor do estádio para os mais de 100 mil sócios do Sport Club Internacional. Recentemente, o gramado do estádio Beira-Rio foi considerado o melhor do Brasil, em eleição realizada entre todos os capitães dos 20 times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Um grande letreiro luminoso, contém a inscrição Campeão do Mundo 2006, ladeado pelo escudo comemorativo do clube, com a coroa relativa à conquista da Tríplice Coroa (Libertadores, Mundial de Clubes e Recopa, na mesma temporada) e os louros do tri campeonato brasileiro, conquistado de forma invicta.
Ainda no Complexo Beira-Rio, encontram-se uma capela, o Centro de Eventos DTG Lenço Colorado, bares, lojas, uma agência bancária e estacionamento para 3 mil carros. Anexo há o Parque Gigante, onde se encontram as dependências de esporte e lazer do Sport Club Internacional, em treze hectares às margens do Guaíba.

Planos para o futuro

Com o projeto Gigante Para Sempre a diretoria do Internacional promete cobrir todos os lugares do estádio, construir novas cabines de imprensa (que ficarão suspensas na nova cobertura do estádio) e colocar cadeiras em 100% do estádio. Além disso, há um projeto da diretoria do clube que pretende reformar completamente o estádio e o restante do patrimônio social do clube, no caso, o Parque Gigante, o Gigantinho e o DTG Lenço Colorado, recentemente remodelado na forma de um moderno Centro de Eventos. Entre os projetos de reformulação do estádio está a construção da cobertura metálica sobre o anel superior, protegendo todos os assentos e rampas de acesso com a implantação de uma “proteção” externa semelhante à do Estádio Olímpico de Munique. Juntamente com sua cobertura, todo o Complexo Beira-Rio sofrerá diversas melhorias e ampliações, como a construção de um Shopping Center e um hotel para a concentração do clube e demais visitantes. Seu entorno terá o projeto paisagístico revitalizado, bem como o Ginásio Gigantinho será reformado e novos campos suplementares serão construídos. Com a nova configuração do anel inferior das arquibancadas, que serão estendidas, ocupando o lugar da antiga “coréia” (popular), a capacidade do estádio será ampliada para 65.000 lugares, todos cadeiras numeradas.
Todas as melhorias, incluindo a cobertura total, pretendem atualizar o Estádio Beira-Rio dentro dos padrões internacionais da FIFA para que esteja apto a receber jogos da Copa do Mundo. O Brasil será o país-sede da competição de 2014 e Porto Alegre foi confirmada como uma das cidades-base, recebendo um grupo do torneio e tendo o Estádio Beira-Rio como candidato a receber jogos do mundial. Em março de 2006, realizando a vistoria do estádio, o diretor de segurança e estádios da FIFA, Walter Gagg, elogiou o complexo e seu gramado.